quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PATCHCOLAGEM - COMO FAZER


Existem várias técnicas para fazer o patchcolagem,vamos ensinar uma técnica que usa o papel termocolante (Heatnbond),além de uma aplicação simples e rápida, garante um bom acabamento mesmo para iniciantes.

Material Necessário:

* Risco ou molde
* Retalhos variados de tecido (100% algodão)
* Ferro de passar
* Tesoura para papel e outra para tecido
* Agulha e linha para fazer o caseado (meada)
* Entretela termocolante (Heatnbond)


Montagem


1. Tecidos:
Dicas: Sempre guarde todos os retalhos de tecido,eles sempre serão úteis quando se faz patchcolagem (usado para os pequenos detalhes). Como o termocolante necessita do calor do ferro para transferir a cola para o tecido, este precisa suportar a temperatura.Portanto use somente tecidos de algodão ou linho para esta técnica. Os outros tipos de tecidos mais delicados podem ser usados para as técnicas de Patchcolagem que usam apenas agulha e linha. Todos os tecidos devem ser deixados de molho antes do uso (procedimento realizado para tirar a goma e eventualmente encolher e soltar a tinta).Deixe os tecidos em um balde com água (sem sabão) por toda a noite, torça e estenda para secar. Passe o ferro e estará pronto para usar sem surpresas desagradáveis.

2.
Termocolante:
Use sempre o papel cola Heatnbond.


Passo a Passo:


1. O papel cola hetnbond tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho ou envelope,pois será aproveitado nos pequenos detalhes.


2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido.Muita atenção!!!face brilhante sobre o avesso!!!Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.


3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até o momento em que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante).
Muito cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4. Assim que colar,recorte o tecido na linha do risco.

5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.

6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou.
É preciso ter muita atenção e cuidado ao sobrepor cada uma delas.

7. Cole as todas as partes que compõe o molde com o ferro bem quente,até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê pequenas “pancadinhas” com o ferro!Obs:(não passar o ferro;para não correr o risco das partes se moverem (depois de coladas, não tem como remover a aplicação).

8. Após colar os tecidos;faça o caseado com linha de meada em volta de todas as partes da aplicação.Ele serve como efeito decorativo e evita que o tecido desfie!!!

Abuse da criatividade e boa diversão...

Você encontra os produtos acima na Clickfios.com.




Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...